quarta-feira, 7 de maio de 2008

Um bom exemplo...

Uma notável campanha de marketing que vem ocorrendo no mundo esportivo é a do Sport Club Corinthians Paulista. Com a queda do clube no ano passado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro a tendência seria que as receitas caíssem bruscamente, pois o clube ficaria em baixa por não figurar na elite do futebol Brasileiro, e perderia nos quesitos patrocinadores, direitos de TV, vendas de produtos etc. Porém o que está acontecendo é justamente o contrário, através de campanhas de marketing que o time vem desenvolvendo o clube vem adquirindo grandes receitas. Alguns exemplos dessas campanhas são “Eu Nunca Vou Te Abandonar”, “Timao TV”, “Fiel Torcedor”, “Timao Tur”, etc. Além de fechar com o patrocinador (Medial Saúde) um contrato que é um dos maiores do Brasil em valores (R$ 16,5 milhões), e ainda há disputas de diversas emissoras sobre os direitos de transmissão dos jogos do Corinthians.

"O Corinthians não tem somente torcedores, tem clientes. Precisamos tratá-los como consumidores. A torcida é o maior patrimônio do clube” cita o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez. O vice-presidente de marketing, Luis Paulo Rozenberg diz: “Quando fomos rebaixados, nosso marketing decidiu fazer uma camisa simples, numa tiragem de 5 mil, apenas como consolo, mais para irmanar os torcedores naquele momento doloroso. Acontece que já chegamos a 120 mil camisetas vendidas e isso não pára de crescer". (www.corinthians.com.br)

O sucesso dessas campanhas se deve mais a competência do departamento de marketing do clube ou mais por causa do amor e fanatismo dos torcedores corinthianos? Essas ações teriam a mesma repercussão e sucesso em outros clubes e/ou agremiações?

5 comentários:

Anônimo disse...

É interessante e supreendente como o marketing referente ao futebol mexe com o fanatismo das pessoas. Ninguém esperava que o rebaixamento fosse algo bom mas visto pelo lado econômico foi muito bom para o clube.

Anônimo disse...

muito boa a analise... pelo visto até mesmo os outros clubes estão levando, ou levarão como exemplo esta campanha publicitária, pois alavancar a receita em um clube de grande porte hoje em dia é fundamental para sua sobrevivencia. parabens ao corinthians pela iniciativa.

Anônimo disse...

Com certeza uma boa campanha de marketing é uma otima solução para o clube ganhar receita,e espero que não só esse ano mas com certeza quando o Corinthians voltar para a primeira divisão continuar esse esquema para continuar ganhado dinheiro para comprar bons jogadores e nunca mais voltar para a segundona.
CORINTHIANS ETERNAMENTE.

Anônimo disse...

esporte e comunicação tem muito espaço! e tem td pra dar certo! vcs estão no caminho!
e vêm se mudam de time!

valeu

ferreira!

Anônimo disse...

Pior é que é verdade!! o Corinthias vai lucrar muito mais com essa segundona! viu corintianos..até que naum foi taum ruim assim! hehehehe